quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SUL DA BAHIA SITUAÇÃO DIFICIL

Em meio aos atentados a ônibus e tiroteios em Porto Seguro, no extremo-sul do estado (ver aqui, aqui, aqui e aqui), o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nascimento, tenta tranquilizar a população. Segundo informações do Bahia Dia Dia, ele garaniu que “a situação é difícil, mas está sob controle”. Nascimento também disse que a Polícia Federal já ajuda nas investigações para localizar os responsáveis pelas ações criminosas. Foi solicitado, ainda de acordo com o oficial, um helicóptero do Grupo Aéreo da PM (Graer) para fazer uma varredura nos locais de difícil acesso.

                                                                                        BAHIA NOTICIAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BAHIA CAMPEÃO ; DE HOMICIDIOS

Cerca de 65% da população da Bahia considera a polícia baiana "nada ou pouco confiável", conforme uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A mesma opinião foi registrada por 51% dos consultados sobre o Judiciário. Os dados fazem parte da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e foram apresentados nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A consulta foi realizada a partir do cruzamento e da consolidação das informações financeiras da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, e de dados de violência reunidos na base da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada à pasta da Justiça, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de secretarias estaduais de Segurança. O documento apontou ainda uma queda de 2,1% no número de homicídios no país de 2010 para 2009. Entretanto, a Bahia foi o estado brasileiro que registrou o maior número de homicídios dolosos em 2010 e, de acordo com o secretário-executivo do fórum, Renato Sérgio de Lima, o estado “é um exemplo de que precisa investir fortemente na melhoria dos seus registros, pois tanto os dados da saúde quanto os da segurança indicaram piora na classificação geral”. Segundo ele, se não houvesse “precariedade” na captura e armazenamento de informações, os índices de redução poderiam ser maiores. Em 2009 foram registrados 4.581 assassinatos na Bahia contra 4.442 em 2010. No Rio de Janeiro foram computados 4.418 casos no ano passado e, em São Paulo, 4.321 pessoas foram mortas intencionalmente, no mesmo período.
                                                                                                                            BAHIA NOTICIAS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Roupa suja lavada na rua

A entrevista da deputada estadual Maria Luiza Orge (PSD), publicada na edição desta quinta-feira (17) no jornal A Tarde, um dia após o desabafo dela sobre a suposta traição do seu ex-marido, o prefeito João Henrique Carneiro (PP) (ver aqui e aqui), com a subsecretária municipal de Saúde, Tatiana Paraíso, foi vista como “confissão de culpa” de crime eleitoral por diversas pessoas no meio político baiano. Embora todo o burburinho nos corredores das casas legislativas, vereadores e deputados, tanto estaduais quanto federais, que comentaram o assunto, não quiseram expor suas opiniões ao público. Ao negar que também teria um caso extraconjugal, a parlamentar revelou que o capitão Paulo Márcio, que integra a Casa Militar da prefeitura de Salvador, trabalhou com ela na campanha de 2010, após ser “designado pelo prefeito”, o que infringiria o Código Eleitoral, que determina a desincompatibilização de servidores públicos participantes do pleito três meses antes da eleição. Apesar de a infração estar prevista na Lei 9.504, advogados consultados pelo Bahia Notícias foram unânimes em relatar que o prazo de questionamento expirou. Isso porque, conforme o artigo 262 da norma, um recurso contra a diplomação só poderia ocorrer até três dias depois da diplomação. Já o artigo 14 da Constituição Federal, aponta que, em caso de ação de impugnação de mandato, o requerente teria que ingressar com a solicitação em até 15 dias. Agora, se alguém se sentir prejudicado e tiver interesse em tentar levar o prefeito e a ex-primeira-dama a responder pelo ato nos tribunais, terá que ingressar com uma denúncia formal no Ministério Público, o que, pelo silêncio barulhento dos bastidores, não ocorrerá.

                                                                       Bahia noticias

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Acidente em brotas

Um ônibus desgovernado atingiu 11 carros que estavam estacionados na ladeira da Cruz da Redenção, no bairro de Brotas, em Salvador, no final da tarde deste domingo (6). De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o condutor colidiu primeiro com quatro veículos e, em seguida, ao tentar manobrar o coletivo, atingiu outros sete automóveis. O motorista do ônibus foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para um hospital da cidade. Não há detalhes sobre seu estado de saúde. Por conta do acidente, que também causou danos em um poste, a região de Brotas ficou sem energia elétrica durante algumas horas enquanto técnicos da Coelba efetuavam a troca do equipamento. Informações do G1.
                                                                     Bahia noticias